Apaixonados, Axioma

Palavras e conceitos às vezes se atraem, se tocam, se roçam, se chocam. Entre metáfora e ironia, por exemplo, a distância é pequena: a metáfora revela algo ao falar de outra coisa, enquanto a ironia revela algo ao afirmar exatamente o seu oposto. O mesmo se dá com axioma e teorema: o axioma é um ponto de partida e, portanto, indemonstrável. Essa indemonstrabilidade é o que o define, o esgota até: não tem muito mais a dizer a respeito do axioma. Já o teorema precisa ser demonstrável. Para que qualquer afirmação possa ser considerada um teorema, tem que ser possível prová-la. Mundos distintos, universos quase opostos e, contudo, inseparáveis, porque os axiomas são os alicerces em que se apoia a maioria dos teoremas. Nada pode ser demonstrado ao infinito, sempre se chega em algo indemonstrável. Etimologicamente, dizem que axioma sugere algo que está em equilíbrio, já teorema remete à ideia de espetáculo. E é exatamente assim: o esforço de provar um teorema nunca é isento de um certo exibicionismo, mas, no fim das contas, permanecemos em equilíbrio sobre coisas que não sabemos, não entendemos, ou que pelo menos não podemos provar. E talvez nem queiramos, porque há uma beleza inegável no que não pode ser explicado ou comprovado, só sentido, como a paixão, ou como 
o amor.

Apaixonados é uma exposição experimental, quase abstrata (se é que pode existir uma exposição abstrata) sobre a paixão, ou sobre o amor. Ou sobre a atração, para ser mais exato, entre corpos, objetos, palavras, peças, conceitos, materiais que se buscam, se encontram, se imantam. A atração que algumas obras de arte parecem exercer sobre outras. Às vezes por afinidade, às vezes por oposição, criando estranhos equilíbrios e desequilíbrios de poder, contradições, decepções, um desejo de estar juntos para sempre, ou de fugir e nunca mais voltar. Como pessoas que se conhecem, se perdem, se encontram de novo, caminham juntas mesmo indo para lugares diferentes. Essa atração pode ser perigosa, pode ser excessivamente potente, arrastar tudo pelo caminho. Nesse sentido, esta é também uma exposição sobre a gravidade, sobre o choque e, no limite, sobre a explosão e a destruição que são o fim utópico de qualquer força de atração, como a do meteorito pelo planeta no qual se esfacela, ou a da mosca pela lâmpada que a queima. A paixão, como o amor, é evidente e incontornável, e, como um axioma, não nos diz nada que a gente já não soubesse mas não consegue verbalizar. Porque a paixão, como muitas das obras aqui reunidas, fala uma língua que não tem palavras.

Jacopo Crivelli Visconti
Curador

artistas

  • 01

    Adriano Costa

  • 02

    Alex Cerveny

  • 03

    Alfredo Volpi

  • 04

    Alice Shintani

  • 05

    Amelia Toledo

  • 06

    Ana Prata

  • 07

    André Griffo

  • 08

    Angela Detanico e Rafael Lain

  • 09

    Anna Israel

  • 10

    Ayrson Heráclito

  • 11

    Bárbara Wagner

  • 12

    Brisa Noronha

  • 13

    Cao Guimarães

  • 14

    Conceição dos Bugres

  • 15

    Daiara Tukano

  • 16

    Daniel Steegmann Mangrané

  • 17

    Deco Adjiman

  • 18

    Eliane Duarte

  • 19

    Ernesto Neto

  • 20

    Erika Verzutti

  • 21

    Fernando Ortega

  • 22

    Flávio Cerqueira

  • 23

    Gustavo Caboco

  • 24

    Jaider Esbell

  • 25

    Jimmie Durham

  • 26

    Jonathas de Andrade

  • 27

    Kássia Borges

  • 28

    Leonilson

  • 29

    Luiz Braga

  • 30

    Marina Rheingantz

  • 31

    Mira Schendel

  • 32

    Nuno Ramos

  • 33

    Paulo Monteiro

  • 34

    Paulo Pasta

  • 35

    Rivane Neuenschwander e Cao Guimarães

  • 36

    Sheila Hicks

  • 37

    Valeska Soares

  • 38

    Tunga

  • 39

    Yuli Yamagata

  • 40

    Yuli Yamagata

  • 41

    Zé Carlos Garcia

Sheila Hicks
36
Ana Prata
06
Marina Rheingantz
30
Mira Schendel
31
Nuno Ramos
32
Gustavo Caboco
23
Conceição dos Bugres
14
Alex Cerveny
02
Ernesto Neto
19
Amelia Toledo
05
André Griffo
07
Tunga
38
Bárbara Wagner
11
Paulo Monteiro
33
Flávio Cerqueira
22
Paulo Monteiro
33
Luiz Braga
29
Cao Guimarães
13
Adriano Costa
01
Rivane Neuenschwander e Cao Guimarães
35
Sheila Hicks
36
Paulo Pasta
34
Eliane Duarte
18
Ernesto Neto
19
Eliane Duarte
18
Jimmie Durham
25
Adriano Costa
01
Adriano Costa
01
Adriano Costa
01
Adriano Costa
01
Sheila Hicks
36
Leonilson
28
Jonathas de Andrade
26
Brisa Noronha
12
Brisa Noronha
12
Alice Shintani
04
Daniel Steegmann Mangrané
16
Kássia Borges
27
Yuli Yamagata
39
Sheila Hicks
36
Erika Verzutti
20
Deco Adjiman
17
Tunga
38
Yuli Yamagata
40
Ayrson Heráclito
10
Brisa Noronha
12
Anna Israel
09
Valeska Soares
37
Alfredo Volpi
03
Anna Israel
09
Tunga
38
Tunga
38
Fernando Ortega
21
Tunga
38
Angela Detanico e Rafael Lain
08
Angela Detanico e Rafael Lain
08
Jimmie Durham
25
Daiara Tukano
15
Waltercio Caldas
39
Sheila Hicks
36
Jaider Esbell
24
Leonilson
28
Adriano Costa
01
Luiz Braga
29
Erika Verzutti
20
Sheila Hicks
36
Zé Carlos Garcia
41
Zé Carlos Garcia
41

catalogue

  • format

    18,5 x 28 cm
  • pages

    216 pp.
  • language

    bilingual – portuguese, english